CERVEJARIAS ARTESANAIS UNIDAS PARA
VALORIZAR O MERCADO E O PRODUTO REGIONAL!

O Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas foi criado em 2017 com o objetivo de buscar cada vez mais representatividade no mercado cervejeiro, disseminando essa cultura artesanal e oferecendo acesso a toda população aos mais variados estilos de cervejas com enorme diversidade de aromas, cores e sabores. Hoje o Polo Cervejeiro RMC é composto por 27 cervejarias de todo tipo de porte. Uma união cada vez mais forte em busca de melhorias para o setor, o que acaba beneficiando toda a população da região com geração de empregos e movimentando toda uma cadeia por trás desse processo.

Criado por microcervejarias da Região Metropolitana de Campinas, o Polo Cervejeiro da RMC surgiu com o propósito de se tornar um canal de comunicação entre as cervejarias e facilitar o contato com poder público, iniciativa privada, imprensa e consumidor.

O Polo é uma associação, sem fins lucrativos e independente, que foi lançada oficialmente em maio de 2017. “O mercado cervejeiro evolui e o interesse do público pela cerveja é cada vez maior, por isso nos unimos para nos prepararmos para atender as demandas, tanto das empresas como do consumidor final”, diz um dos Fundadores do Polo, Samuel Mendonça, sobre a associação que demorou seis meses de planejamento.

“O polo cervejeiro está bem representado e estruturado, trazendo bastante destaque para Campinas e região. O reconhecimento do polo vai ajudar ainda mais a potencializar as cervejarias” Finaliza Wagner Falci, Presidente do POLO RMC

As microcervejarias que fazem parte da associação tem um selo próprio que o Polo apresenta através de um C em forma de um barril. “No Brasil existe o selo para o nacional e a partir disso, decidimos criar para o regional. Queremos que as pessoas, ao verem o nosso selo, pensem que somos uma cervejaria artesanal, independente e que está desenvolvendo o mercado da região”.

Uma das iniciativas do polo para fomentar o mercado regional já está em andamento. Os roteiros turísticos cervejeiros, que visam potencializar o turismo pelas cervejarias da região, acontecem uma vez por mês alternando os locais, produtores e eventos. No passeio, os visitantes podem conhecer as fábricas das cervejarias participantes da associação além de poderem degustar as bebidas. “Uma das formas de estimular o mercado local é com o turismo, e queremos fazer como o mercado de vinho, em que, as pessoas ao visitarem a cidade querem conhecer as cervejarias locais”. As visitas são feitas em parceria com agência especializada no setor e a proposta é tornar fixo o roteiro.

Além dos roteiros pelas cervejarias, o Polo Cervejeiro da RMC também almeja que, com a criação da associação, as pessoas comecem a apreciar as bebidas locais e não apenas as nacionais, fortalecendo o mercado regional e enfatizando a importância do olhar para a produção da sua própria cidade.